SGB suspende recebimento de propostas para retomada de levantamentos aerogeofísicos

Licitação será realizada ainda neste ano para aquisição de serviços especializados

Por Conexão Mineral 15/10/2024 - 21:15 hs
Foto: SGB
SGB suspende recebimento de propostas para retomada de levantamentos aerogeofísicos
Retomada dos levantamentos aerogeofísicos visa atender às metas do Plano Nacional de Mineração

Com o objetivo de promover ajustes no edital de licitação de levantamentos aerogeofísicos, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) suspendeu a etapa de recebimento das propostas. O processo está sendo revisado para aprimoramentos que garantam maior transparência e adequação às melhores práticas. Uma nova data para o recebimento de propostas será anunciada ainda neste ano.

A licitação, que será realizada na modalidade de pregão eletrônico, prevê a contratação de serviços especializados de geoprocessamento para aquisição e processamento de dados aerogeofísicos  em área de um milhão de quilômetros lineares. Esse trabalho é fundamental para impulsionar pesquisas e descobertas de depósitos minerais, especialmente aqueles estratégicos para transição energética, como lítio, terras raras, cobalto, grafita, níquel e cobre. 

A retomada dos levantamentos aerogeofísicos visa atender às metas estratégicas do Plano Nacional de Mineração 2030/2050, do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) e do Plano Plurianual da União (PPA).  

Desde a década de 1970, o SGB lidera a contratação de empresas para realização de levantamentos aerogeofísicos no Brasil. Entre 2004 e 2014, o investimento em aerolevantamentos  gamaespectrométricos e magnetométricos totalizou aproximadamente US$183 milhões, o equivalente a R$ 915 milhões, cobrindo 86% do embasamento cristalino do país, o equivalente a 51% do território brasileiro.